"Para que são tantos pincéis?”

16:52


Cada vez que alguém vê os meus pincéis, pergunta sempre “mas para que são tantos pincéis?”, “precisas deles todos?”, “cada um tem uma função específica?”,  “para me maquilhar é necessário ter tantos pincéis?

Então vou simplificar esta questão para quem está a começar a maquilhar-se ou para quem quer começar a comprar os seus pincéis, e decidi fazer um “guia” dos principais pincéis de maquilhagem, ou seja, vou explicar a função de cada um, os que eu considero indispensáveis e os que podem ter mais que uma função permitindo assim economizar um bocadinho para quem quer ter apenas o básico :)

Vou começar por dividir os pincéis em categorias: os pincéis de rosto, os pincéis de olhos e os pincéis de lábios.

Os de rosto são:

-Pincel de Base


Existem vários tipos de pincel de base, sendo o mais conhecido o pincel “Língua de gato” que é o primeiro. Depois existem os de topo recto (Flat Top) que, na minha opinião, são os melhores para espalhar a base e fundi-la com a pele. Existem ainda os Duo Fiber, que são compostos por dois tipos de pêlo: um mais comprido e branco e outro preto e mais curto. Todos eles permitem a aplicação da base líquida e cremosa. Na minha opinião um pincel de base é um básico indispensável mas para quem quiser poupar algum dinheiro, e gostar do efeito, existem também as esponjas…e as mãos :)





Alternativas aos pincéis de base:


Dão uma cobertura mais leve ao aplicar a base, o que vai fazer com que o acabamento mais natural. Pessoalmente não sou grande fã de esponjas mas tudo depende dos gostos de cada uma
:) 
E é uma opção mais económica para aplicar a base.


 






-Pincel de correctivo

Este pincel tem como características principais ser pequeno, achatado e redondo na ponta. Isto para quê? Para poder aplicar o correctivo de uma forma o mais precisa possível. É um pincel que chega ao cantinho dos olhos com mais facilidade que um de base, por exemplo. Uma vez que os pêlos são sintéticos este pincel pode aplicar correctivos líquidos e cremosos sem absorver produto. Considero este pincel importante mas não indispensável :)





-Pincel de Pó

Este pincel é conhecido por ser grande, redondo, muito fofinho e com bastantes pêlos. Por causa da sua dimensão alcança uma maior área do rosto na aplicação do pó e consequentemente, não deixa que este se acumule em algumas linhas que a pele possa ter. É um indispensável :)







-Pincel de Blush
Este pincel é redondo e macio como o do pó mas com uma diferença: é mais pequeno. É utilizado para aplicar o blush mas também pode ser utilizado para aplicar Iluminador ou Bronzer nas maçãs do rosto. Um indispensável também :)




 -Pincel Modelador


O pincel Modelador é uma variante do pincel de Blush, ou seja, também serve para aplicar Blush, Bronzer ou Iluminador. A diferença é que, devido ao seu formato angular, é mais preciso na colocação dos produtos e é também o mais indicado para fazer a modelação de rosto. Embora considere este pincel importante não é um indispensável para quem só quer ter o básico, uma vez que o pincel de Blush pode fazer um trabalho similar.





-Pincel Duo Fiber


Este pincel talvez seja, na minha opinião, o pincel mais multifacetado de todos: permite a aplicação de base, pó, blush e iluminador, uma vez que pode ser usado
tanto em produtos líquidos, como em produtos cremosos e ainda em produtos em pó. Para quem não tem pincéis de base, pó nem blush este é um indispensável porque os pode “substituir”, é uma espécie de 3 em 1. Mas para quem já tem esses pincéis não acho que seja um indispensável, embora seja um bom pincel.





 
-Pincel Vassoura

Este pincel é o que suscita mais curiosidade por parte das pessoas e é o que tem o formato mais diferente e mais “espalhafatoso”. Este pincel serve para limpar os resíduos de maquilhagem que podem ficar no rosto no final da maquilhagem. Geralmente caem partículas de sombra muito pequeninas para debaixo do olho e este pincel ajuda a removê-las sem borratar. Não é indispensável mas dá muito jeito :)







- Pincel de sobrancelha

Este pincel serve para escovar e pentear as sobrancelhas. Existem estes dois tipos, sendo que o segundo também pode servir para as pestanas. Este talvez seja, para mim, o pincel menos indispensável de todos.








Os de olhos são:

- Pincel para aplicar a sombra

Existem dois tipos principais de pincel para aplicação de sombra: os de esponja e os de pêlo achatado. Os primeiros são mais indicados para a aplicação das sombras com glitter, por exemplo. E os outros são usados para colocar a sombra na pálpebra (sem esfregar). Considero este último indispensável :)








- Pincel de esfumar


Este pincel tem geralmente um formato oval, é bastante maleável e é feito de pêlo natural. Serve para esfumar a sombra e dar o efeito tão conhecido de “Smokey Eye”. Um indispensável, sem dúvida :)





- Pincel Eyeliner

Existem diversos modelos de pincel de Eyeliner. O primeiro e o terceiro são ligeiramente mais precisos que os outros, mas cada um tem um objectivo diferente. Depende do tipo de Eyeliner que queremos, sendo que, na minha opinião o melhor e talvez mais versátil é o último – o angular – porque também pode servir para aplicar sombra nas sobrancelhas. Acho que ter um pincel de Eyeliner, independente de qual seja, é um indispensável também :)










-Pincel em V ou Canto Externo


Este pincel tem um formato oblíquo que é ideal para o canto externo do olho. É muito utilizado para fazer o “V” nessa zona. É um pincel muito útil mas não é indispensável.






-Pincel Lápis

Este pincel tem mais do que uma função: serve para marcar o côncavo com mais precisão porque o seu formato encaixa na perfeição nessa parte do olho e pode servir também para esfumar sombras e até para esfumar lápis junto das pestanas. Acho que este pincel pode ser indispensável para quem não tem côncavo e quer fazer um :)






 Lábios:

-Pincel de lábios

E por último temos o pincel de lábios. O formato mais conhecido é este que está na imagem embora existam mais. Este pincel tem as pontas redondas para facilitar o contorno dos lábios e é achatado para espalhar o produto com facilidade. Acho que é um indispensável, principalmente para quem gosta de cores fortes nos lábios :)







E pronto, espero ter conseguido explicar de maneira simples as funções dos principais 
pincéis e quais os mais indispensáveis no kit de qualquer rapariga :)







You Might Also Like

2 comentários